Quanto Mais Quente Melhor – 101 Filmes

somelike

Dois músicos, Jerry (Jack Lemmon) e Joe (Tony Curtis), testemunham uma chacina cometida por mafiosos, e precisam sumir do mapa. É aí que baixa um Laerte na dupla: para despistar os gângsteres, os dois se transvestem – viram Daphne e Josephine. E entram para uma banda só de mulheres, liderada pela alcoólatra Sugar Kane – Marilyn Monroe, no auge da gostosura. Só que Jerry vai ficando cada vez mais à vontade de travesti. Se dá bem com as roupas de mulher, se encanta pelo novo universo feminino. E começa a sair com um velho rico – que não sabe que a contrabaixista é espada. Enquanto isso, seu amigo finge que é um milionário, para conquistar a loira mais sexy da história do cinema.

O transformismo neste filme de Billy Wilder é motivo de riso. Afinal, estamos no campo da comédia – a melhor de todos os tempos segundo o American Film Institute e grande parte da crítica especializada. Mas a leveza e a boa vontade do roteiro com a transformação de Jerry/Daphne foi pioneira (não perca o final do filme, com um dos diálogos mais clássicos da sétima arte). Na época, o senso comum dava as mãos para os Marcos Felicianos da vida. A Associação Psiquiátrica Americana só deixaria de classificar a homossexualidade como distúrbio mental em 1973. O bom senso chegou antes ao cinema.

* * *

QUANTO MAIS QUENTE MELHOR

(SOME LIKE IT HOT)

Diretor / Billy Wilder, 1959

Por que é Super / Foi simpatizante quando ninguém simpatizava.

Enviar por E-mail

Sobre o autor:

2 comments on “Quanto Mais Quente Melhor – 101 Filmes

  1. Grande filme! Para ver e rever várias vezes!
    Billy Wilder como sempre acerta a mão, faz um filme leve, divertido e inteligente.
    Está na minha videoteca.
    Vale a pena!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não serã publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>