The Man from Earth – 101 Filmes

Themanfromearth

O professor John Oldman está de mudança. Por quê? Ninguém sabe. Até que, depois da insistência de colegas eruditos, ele resolve contar. E aí ninguém acredita. Oldman jura que é um Cro-Magnon, o Homo sapiens mais antigo da Europa, e que sua idade gira em torno de 14 mil anos. É um imortal. Por isso, de tempos em tempos, precisa mudar de endereço para ninguém perceber que ele não fica velho.

A revelação acende a pólvora de um debate filosófico – o filme todo se passa numa sala. As explicações de Oldman são um gancho para diálogos inteligentes sobre religião, amizade e o sentido da vida.

Parece loucura, mas… e se ele estiver falando a verdade? O fato é que a ciência já não acha impossível. Pesquisadores que investigam células-tronco acreditam que elas podem ser a chave para uma renovação eterna das células. E se elas não envelhecem, legal, você também não. Pode ser que os primeiros imortais já tenham nascido. Talvez seja você.

* * *

A inclusão deste filme entre as três resenhas da 101 Filmes da SUPER que estou reproduzindo no blog não foi uma escolha aleatória. Foi para mostrar o tipo de filme nada óbvio (quem viu?) que incluímos no ranking, por conta da inteligência com que trata de um tema ligado à ciência.

* * *

THE MAN FROM EARTH

Diretor / Richard Schenkman, 2007

Por que é Super / Podia ser o melhor episódio de Além da Imaginação.

Enviar por E-mail

Sobre o autor:

6 comments on “The Man from Earth – 101 Filmes

  1. Excelente filme! Nota-se que foi feito com baixos recursos financeiros, o filme em si é focado num inteligente diálogo. Mas ainda acho que o filme foi pago pela Johnny Walker, pois a única menção de marketing fica sobre a mesa, um Green Label que ainda não tomei! : )

    • Rodrigo, se você encontrar um Green Label por aí, não desperdice a chance. A Diageo (dona da marca) está tirando esse uísque 15 anos de circulação. Vai deixar saudades.
      Obrigado pelo comentário.

  2. Nada óbvio mesmo! Este é um dos melhores filmes que já vi na vida. Daqueles que acaba e você fica querendo mais. Ainda passa o resto do dia refletindo sobre as questões do filme. Ótima escolha!

    • Olá, Junior. Essa possibilidade da reflexão foi um dos critérios importantes para os filmes que a gente incluiu no ranking. Você acertou na mosca.
      Obrigado pelo comentário.
      Alexandre.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não serã publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>