Top 5 – Músicas de chuva

singing-in-the-rain

Em São Paulo, o verão não tem nada dos estios de cartões postais, com altas palmeiras servindo de sombra a um sol que torna tudo azul e amarelo. Nada de criança com balde e areia, pôr do sol de cinema às sete da noite, calçadão na praia esbarrando biquínis e bermudões.

Por aqui, há calor e chuva (às vezes, nem calor), ônibus de vidros fechados feitos panelas de pressão, alagamentos criando congestionamentos de contos de Cortázar, a casa mais longe no tempo depois do trabalho. E tudo fica difícil: ir à festa, ao cinema, encontrar o metrô funcionando na velocidade devida. Meus tênis nunca mais ficarão secos.

Ao tamborilar da chuva no vidro da janela, sobreponho os trovões da “Riders On The Storm”, dos Doors, minha primeira dos Doors, isca de tantas revelações musicais e pessoais. E daí vêm-me outras músicas em que a chuva nem sempre é este estorvo, mas um sinal de renascimento, uma paisagem idílica ou um convite para que o amor fique um pouco mais (“Até a própria natureza está pedindo para você ficar”). E, mesmo quando é ruim, é boa.

Meu TOP 5 de músicas sobre (ou com) chuva:

1 – CHOVENDO NA ROSEIRA - Tom Jobim e Elis Regina

Elis e Tom em uma das execuções mais perfeitas da música popular. Dois gênios em momentos máximos de inspiração. Assim como “Águas de Março”, revela mais o Tom Jobim de sítio que o de praia, mais mineiro que carioca. E Elis, sempre que evitava a grandiloquência, era insuperável.

2 – RIDERS ON THE STORM - The Doors

Foi motivo de rompimento entre a banda e o produtor do disco (L.A. Woman, de 1971), que considerava a canção “de cabaré”. Tremenda bobagem. Seu piano viajante até rendeu plágio descarado em composição de Rita Lee (“Mania de Você”). Música de clima, soturna e poética, é talvez o momento mais brilhante do crepúsculo dos Doors.

3 - I WISH IT WOULD RAIN - Marvin Gaye

Performance arrebatadora do maior cantor da Motown + linda letra sobre o fim do amor. Fala de um sujeito que, deixado pela mulher amada, não quer saber mais de dias de sol e céu azul – “Você pode até achar estranho / Mas eu queria é que chovesse”.

4 – HAPPY WHEN IT RAINS - Jesus & Mary Chain

Paradoxalmente, é uma canção solar de uma das bandas mais darks do pós-punk. Também é das criações mais acessíveis: foi das poucas que tocou a valer no rádio, na época do lançamento de Darklands (1987). De um tempo em que o Jesus era o irmão menor, cheio de energia e guitarras distorcidas, de gigantes como Cure, Echo e Smiths.

5 – CONSTANT RAIN (CHOVE CHUVA) - Sérgio Mendes & Brasil ’66

Mendes é obrigatório em qualquer set list de djs que focam nas “brasilidades”. E não é para menos. Faz música dançante de primeira, com arranjos vocais elaboradíssimos. Seu vigor vai muito além do conceito estreito de easy listening que costumam associar ao músico.

Enviar por E-mail

Sobre o autor:

2 comments on “Top 5 – Músicas de chuva

  1. Ótima seleção, Alê. Minha preferida é ” I Wish It Would Rain” mas na versão dos Temptations. Acho que foi a melhor gravação deles, mesmo eu sendo suspeito pra falar, pois David Ruffin é um dos meus cantores favoritos.
    Abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não serã publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>